domingo, 24 de setembro de 2017

Falando Sobre DEL #1: Equilíbrio e o Straßenbahn-Derby



Com seis rodadas disputadas, a Deutsche Eishockey Liga (Liga Alemã de Hóquei no Gelo em bom português) é liderada pelo Thomas Sabo Ice Tigers, de Nuremberg. Com 13 pontos obtidos através de 4 vitórias no tempo regulamentar (3 períodos) e 1 derrota no shootout, o Ice Tigers tem apenas 1 ponto a mais que Eisbären Berlin, Augsburger Panther e Red Bull München. Tanto o time de Berlin quanto o Augsburger tem quatro vitórias 2 derrotas nos 60 minutos, a diferença entre eles está no saldo de gols: 5 para o Eisbären (19 gols marcados e 14 sofridos) e 4 para o Panther (25 gols marcados e 21 sofridos), Já o Red Bull München perde para os dois no saldo de gols, tem 3 de saldo, 19 marcados e 16 sofridos.
Abaixo dos 4 primeiros, Kölner Haie e ERC Ingolstadt tem 11 pontos, ambos com 3 vitórias no tempo regulamentar, 1 vitóra na prorrogação e 2 derrotas nos 60 minutos. O saldo de gols de ambos é positivo 7, porém o Kölner vence nos gols marcados; 23 contra 16 do Ingolstadt. 
Eisbären Berlin e Red Bull München, além do Kölner Haie, disputam o segundo lugar (Foto: GEPA Pictures)

Com 9 pontos, Adler Mannheim e Schwenninger Wild Wings ocupam respectivamente sétimo e oitavo lugares, novamente a diferença se encontra nos detalhes: ambos tem saldo positivo de 2 gols, mas o Mannheim vence o desempate por ter marcado 19 gols e o Wild Wings 15. Fechando o top 10, Grizzlys Wolfsburg, que conseguiu finalmente uma vitória no tempo regulamentar nesse domingo ao bater o Iserlohn Roosters por 5-3, chegou aos 7 pontos. Também com 7 pontos temos o Krefeld Pinguine, o que separa Wolfsburg e Krefeld na classificação é o saldo de gols: -2 para o Grizzlys e -5 para Krefeld.
Com somente três semanas de temporada na Alemanha e seis jogos disputados, a tendência é deixar de ser tão parelho o cenário. A competitividade no começo da temporada é visível, mas com o passar do tempo devem existir algumas variações nos desempenhos das equipes, as que tiverem menos momentos ruins vão dominar o cenário.
O Straßenbahn-Derby, o derby do bonde se traduzirmos para o português, teve sua primeira edição na temporada 2017-18 nesse domingo. Sendo uma das diversas rivalidades que compete pelo título de Die Mutter Alle Derbys (a mãe de todos os derbys, em português), um dos três derbys do Reno na DEL, é uma das mais antigas e fervorosas rivalidades no hóquei alemão. Desde 1936, Düsseldorfer EG e Krefeld Pinguine se enfrentam, as cidades de Krefeld e Düsseldorf fazem parte da mesma região administrativa, as duas são separadas pelo rio Reno, o segundo maior rio da Europa, estão situadas na maior região metropolitana alemã e europeia. O nome Straßenbahn-Derby vem dos primeiros dias da rivalidade, onde o meio mais popular de locomoção entre as duas cidades era o bonde, que ainda hoje existe com veículos mais modernos, hoje é muito mais simples usar o sistema rodoviário, seja por carro ou ônibus, para viajar de uma cidade para a outra. O ISS Dome, casa do Düsseldorf EG, e o KönigPalast, casa do Krefeld Pinguine, ficam a 28 minutos de carro um do outro apenas, pelo bonde a viagem demora quase 2 horas (fonte: google maps). 
Krefeld Pinguine e Düsseldorfer EG se enfrentaram nesse domingo (Foto: Krefeld Pinguine Via: https://www.krefeld-pinguine.de/schymainski-hattrick-erlegt-duesseldorf/)

A rivalidade histórica teve mais um capítulo, o primeiro dos quatro garantidos nessa temporada, escrito nesse domingo, no KönigPalast o Düsseldorfer abriu a contagem com Spencer Machacek nos primeiros minutos de jogo, o time visitante ampliou já no segundo período com Maximilian Kammerer. A reação do Krefeld Pinguine foi liderada por Martin Schymainsk, ele marcou o primeiro gol poucos minutos após os adversários fazerem 0-2, já no período final Marcel Müller deixou o gol dele, Müller tem 4 gols e 4 assistências em 6 jogos, empatando a partida. Schymainsk anotou seu segundo gol, marcando 3-2 no placar para o time da casa, e no minuto final completou o hat-trick dando a vitória. Krefeld Piguine 4-2 Düsseldorfer EG em uma virada que levanta a moral do time de Krefeld. Os rivais estão separados por 1 ponto apenas: Krefeld Pinguine tem 7, como citado anteriormente, Düsseldorfer EG 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário