sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Conheça a equipe chinesa da KHL: O Kunlun Red Star


O Kunlun Red Star: Pioneirismo ou tiro no pé?

Tentaram me convencer a colocar no titulo desta reportagem "Conheça o Arizona Coyotes da KHL" mas como sou torcedor da equipe do Deserto pouparei meu próprio time dessa calunia. Mas de fato a história do Kunlun Red Star tem lá suas semelhanças com o time americano.

Com apenas 2 temporadas na KHL, sem dúvidas a segunda melhor liga de hóquei o Kunlun Red Star divide opiniões. A equipe fez história ao ser a primeira equipe chinesa na história da liga e marcando uma importante e estratégica ação da KHL de adentrar o lucrtaivo mercado asiático muito bem explorado por equipes de futebol na Europa e times da NBA por exemplo.

O projeto foi muito bem visto pela comunidade internacional de hóquei e por politicos da região, porém... ao longo de 2 temporadas o time que até teve sucesso no que se diz respeito ao desempenho esportivo, tem sido uma dor de cabeça para os donos e para a KHL.

Oficialmente baseado em Beijing, o time tem de alternar partidas em Shangai durante a temporada pois sua arena tem uma agenda cheia de eventos de todos os tipos e as partidas de hóquei não cairam nas graças dos chineses pelo contrário. A média de público e a taxa de ocupação do ginásio está entre as piores da liga. Sem o boom esperado, o formento do hóquei na China não acelerou ainda e talvez seja preciso de muito mais para que isso aconteça.

A NHL tentou entrar no jogo e durante essa temporada lançou o NHL China Games com uma série de amistosos de pré temporada entre o Los Angeles Kings e o Vancouver Canucks. Apesar da liga ter considerado o resultado positivo os indicadores foram os mesmos do "maior" time local. A maioria do público é de estrangeiros que moram na cidade e/ou de turistas e o clube passa despercibido para a maioria da gigantesca população de seu pais. 

A busca pelo dinheiro não é a única semelhança com o Coyotes ( equipe americana que foi movida de Winnipeg no Canadá para o Arizona nos anos 90 em busca de expansão de mercado e melhores resultados financeiros a moeda americana), seus resultados negativos financeiros não parecem incomodar a KHL, dando ao time uma pequena fama de protegido pela liga, um pouco como seu semelhante americano que nunca foi realocado ou desfeito apesar de severas e seguidas crises financeiras (Mesmo com temporadas de desempenho esportivo vem sucedido assim como o Kunlun.

Essa fama tem tudo para crescer pois a liga já anunciou sua decisão de diminuir a liga para 24 times. E os chineses não estam na lista de times ameaçados a sairém da liga revoltando muitos fãs russos que podem ver sua equipe favorita "rebaixada" e ver o seu convidado chines se manter na liga mesmo com o estádio vazio.
Só no longo prazo veremos se a insistencia da liga com o projeto dará frutos, mais uma coisa é certa teimosia não é um sentimento exclusivo dos bilionários americanos.

Os jogadores sem nada haver com a situação e com salários muito atraentes continuam a trazer sucesso para o clube que caminha para se classicar para os Playoffs pela segunda temporada seguida. Resta rezar que o possivel sucesso dentro do gelo atraia mais torcedores e incentive mais jogadores na China.

Flávio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário