quinta-feira, 26 de abril de 2018

Falando sobre DEL #7: 38 jogos e mais uma vez Red Bull München campeão



Os playoffs na principal liga alemã começaram com o chamado playoff round, a fase onde os quatro piores classificados para a pós-temporada disputam as duas últimas vagas para as quartas de final. As duas séries duraram dois jogos apenas, em uma o Grizzlys Wolfsburg passou com facilidade pelo Schweinner Wild Wings. Na outra, o Fischtown Bremerhaven Pinguins venceu dois jogos com emoção sobre o Iserlohn Roosters.
O Pinguins teve pela frente o Red Bull München nas quartas de final, o time de Bremerhaven fez uma belíssima partida no jogo 1 capturando a vitória em Munique. Com tudo, o Red Bull dominou completamente o Fischtown nos jogos restantes e venceu a série por 4 jogos a 1.
Já o Wolfsburg foi atropelado pelo Eisbären Berlin nos primeiros jogos, se salvou de uma varrida, mas não conseguiu mais do que isso. Eisbären venceu a série em 5 jogos. Na série mais equilibrada das quartas de final, o Thomas Sabo Ice Tigers conseguiu superar o ótimo time do Kölner Haie em 6 jogos, o time de Colônia colocou pressão sobre o Thomas Sabo, mas não conseguiu manter a pressão. Logo após a eliminação, a grande estrela do time anunciou sua aposentadoria: Christian Ehrhoff deixaria os gelos após 18 temporadas como profissional, um título da DEL em 2002-03 pelo Krefeld Pinguine, uma carreira longa na NHL e uma histórica medalha de prata em PyeongChang 2018.
Na última série das quartas, o Adler Mannheim passeou sobre o ERC Ingolstadt em 5 jogos e conseguiu a passagem para as semifinais de modo surpreendente. Não que o Ingolstadt fosse muito favorito para a série, mas o Adler dominou completamente o adversário e isso foi a grande surpresa.
Mas, o Adler Mannheim parou por aí. Nas semifinais o Red Bull München bateu a equipe de Mannheim com facilidade em 5 jogos chegando a mais uma final e com o sonho de um tricampeonato vivo. Na outra semifinal o #2 e o #3 se encontraram, no primeiro jogo o Eisbären passou fácil pelo Thomas Sabo fazendo 5-1. O resto da série foi mais complicada, foram 5 jogos sempre definidos por 1 gol apenas, mas o time de Berlim teve forças para superar o rival de Nuremberg e garantir a passagem para as finais.
De um lado o atual bicampeão da DEL, do outro o time 7 vezes campeão da liga sendo o maior campeão da Alemanha desde a criação da DEL em 1994. Uma final de peso, era o melhor contra o segundo melhor da temporada regular, dois times que disputaram cabeça a cabeça a melhor campanha por quase todos os 52 jogos.
A primeira partida foi muito intensa e emocionante, mas o Eisbären venceu em Munique por 3-4. No jogo seguinte o roteiro não mudou muito, exceto o local que foi Berlim e o placar final, o Red Bull devolveu a derrota em casa fazendo 4-5. No jogo 3 o time de Munique conseguiu folga e fez 4-1 em casa, com menos folga no jogo 4, mas ainda sim o Red Bull fez 2-4 em Berlin e estava com uma mão na taça.
Nenhum time vence uma liga 7 vezes em 9 temporadas atoa, claro que a dinastia do Eisbären Berlin já se encerrou, com tudo a mentalidade continua lá. No jogo 5 enfrentado uma possível derrota na série e na casa do adversário, o Eisbären começou muito bem abrindo 1-3 de vantagem no primeiro período. No final do segundo período os times estavam 2-4, mas o Red Bull foi ao ataque e devolveu o mesmo 3-1 que sofrera no primeiro período empatando tudo em 5-5. A prorrogação não demorou muito, com 1 minuto e 16 segundos Jamie MacQueen deu a vitória para o time de Berlim garantindo o jogo 6.
Terceiro título consecutivo do Red Bull (Foto: Sven Hoppe/dpa)
Na sua casa, o Eisbären se impôs, conseguiu fazer 5-3 em um jogo muito difícil e disputado. A série que estava 3-1 em favor do München agora estava 3-3, tudo culminou em um jogo 7 em Munique. O Red Bull colocou suas forças finais e intensidade para ter sucesso no jogo, o time da casa fez 5-1 em dois períodos ficando muito perto do título. A partir daí o Eisbären tentou o milagre, marcou 2 vezes, mas sofreu o sexto gol no contra ataque, o time de Berlim colocou suas últimas forças tentando evitar o que parecia o destino. Pela frente do ataque de Berlin estava Danny aus den Birken, o goleiro do Red Bull fez 38 defesas na partida e segurou o adversário.
Red Bull München 6-3 Eisbären Berlin no jogo 7, o time de Munique conseguiu o tricampeonato da DEL. A força do Red Bull mais uma vez se impôs sobre os rivais e pelo terceiro ano consecutivo o time pôde se chamar de Deutcher Meister. Jonathan Matsumoto foi o MVP dos playoffs, o canadense de 31 anos fez 8 gols e 6 assistências na pós-temporada, 14 pontos em 17 jogos disputados.
O Red Bull München continua no topo do hóquei alemão e vai ficar ao menos até 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário