quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Falando sobre DEL #2: Destaques Coletivos e Individuais



Chegamos a 13 jogos disputados na DEL, o Thomas Sabbo Ice Tigers lidera o campeonato com 30 pontos. O representante de Nuremberg deixou o gelo sem somar pontos apenas duas vezes nessa temporada até aqui, perdeu uma partida no shootout, venceu uma vez na prorrogação e tem nove vitórias no tempo regular de jogo. Um dos destaques da equipe é o goleiro Niklas Treutle, com 4 vitórias em 7 jogos e um shootout, uma média de 1,24 gols sofridos por jogo e 96,48% de defesas, Treutle tem se destacado nos jogos em que atua. Outro destaque individual é o atacante Leonhard Pfördel com 7 gols, ele é o vice artilheiro da DEL até então e tem feito gols importantes para manter a liderança do Ice Tigers.


Outra campanha de destaque é a do ERC Ingolstadt, os 23 pontos somados nos 13 jogos conferem uma melhoria em relação a última temporada. Após ser eliminado pelo Fischtown Penguins na fase preliminar dos playoffs (também chamada de wildcard) sem vencer um jogo, o Ingolstadt voltou com a mentalidade de melhorar e ir mais longe. Por enquanto o time é liderado por Thomas Greilinger, atacante, que é um dos três artilheiros da DEL com 8 gols marcados, pelo defensor Dustin Friesen, mas mais ainda pelo goleiro Timo Pielmeier. Pielmeier jogou em 10 dos 13 jogos, sofreu apenas 10 gols, uma média de 1 por jogo, tem 4 shutouts e fez 96,54% das defesas em disparos que enfrentou, são números absurdos que descrevem um muro em frente ao gol do Ingolstadt.
Timo Pielmeier vem sendo um muro para os adversários (Foto: Thomas Frey/imago)



Negativamente falando, o grande destaque é o Straubing Tigers. Era um dos times que tinha potencial para se estruturar e ser mais competitivo, o time vem de participações em playoffs nas duas últimas temporadas, o Straubing perdeu alguns jogadores, mas fez contratações interessantes para repor as perdas, com tudo até agora não deu muito certo. Com apenas 3 vitórias nos 60 minutos e 2 derrotas na prorrogação, somando  apenas 11 pontos em 13 jogos, o Straubing Tigers vai vendo os rivais se distanciarem. ao menos para a sorte do Straubing Tigers, ainda não será nessa temporada que o rebaixamento para a DEL2 vai retornar, porque se fosse certamente seria um grande candidato.


Falando agora em destaques individuais, impossível não falar sobre Christian Ehrhoff. Campeão da DEL em 2002-03 pelo Krefeld Pinguine, Ehrhoff passou 12 temporadas na NHL, até voltar para a Alemanha, surpreendendo a todos ao firmar contrato com o Kölner Haie ao invés do Krefeld Pinguine. Ehrhoff é um defensor com muitas habilidades ofensivas, ocupa a quinta colocação entre os maiores pontuadores na temporada com 12 pontos, sendo 3 gols e 9 assistências, é um dos vice líderes no quesito assistência. Ele está indo tão bem quanto se esperava, Ehrhoff sempre foi um grande jogador e por isso passou tanto tempo jogando na liga de mais alto nível do esporte, após se readaptar a DEL ele tem mostrado tudo o que sabe jogar.
 

 
Christian Ehrhoff não é uma surpresa, mas ainda sim um grande destaque na temporada. ( © facebook.com/koelnerhaie)


Não poderia deixar de falar também sobre Keith Aucoin, a máquina criativa do Red Bull München. Aucoin tem um ótimo histórico que mostra sua criatividade no gelo, um ótimo playmaker que não deu certo na NHL, passou uma temporada no Ambri-Piotta na NLA para encontrar sua casa em Munique. Em 13 jogos dessa temporada, Aucoin deu 18 assitências, um número de proporções absurdas, junto aos 3 gols que marcou ele soma 21 pontos, o que faz dele o líder de pontuação com 6 pontos a mais que os vice líderes. Aucoin encontrou o jogo na Alemanha, onde consegue mostrar todo seu potencial de pensador do jogo, foi uma das peças chave do atual bicampeão da DEL e continua a ser.


Voltando a falar de equipes, até agora todos os times estão próximos uns dos outros, a maior diferença de pontos entre posições é de 4 pontos entre o Eisbären Berlin (3º) e o ERC Ingolstadt (4º), além de ser a diferença entre Iserlohn Roosters (13º) e Straubing Tigers (14º). No final da tabela, está tudo muito equilibrado, os times sobem e descem de posição a toda rodada, por enquanto uma sequência de duas ou três vitórias pode fazer milagres, assim como uma sequência equivalente em derrotas pode afundar alguém. Se a temporada estivesse perto do fim, eu poderia afirmar com total certeza que do ponto de vista competitivo foi a melhor de todas, mas falta muito para chegarmos as fases decisivas e o que nos resta é aproveitar essa disputa por quanto tempo ela durar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário