segunda-feira, 4 de março de 2019

Falando Sobre DEL #8: a temporada regular no jubileu de prata da DEL


 Sexta-feira, dia 14 de setembro de 2018. Nessa data começou a temporada 2018-19 da DEL, a liga alemã completou 25 anos nessa temporada e, por tanto, é o seu jubileu de prata. Com 12 participantes e 52 rodadas, a temporada regular chegou ao fim nesse domingo, 03/03, sacramentando os classificados para as quartas de final, classificado para o chamado playoff-runde, e os times que entraram de férias.
Nesse último bloco temos Krefeld Pinguine, Grizzlys Wolfsburg, Iserlohn Roosters e Schwenninger Wild Wings, esses são os quatro times que entraram de férias.  Os quatro estão em reconstrução de elenco e tiveram seus momentos na temporada, no caso do Schwenninger foram muitos momentos ruins. Faltou um elenco mais qualificado para o Krefeld Pinguine chegar aos playoffs, o time terminou em décimo primeiro com 61 pontos, 4 pontos a menos que o décimo lugar, mas claramente houve uma evolução do bicampeão alemão em relação as últimas três temporadas.
Wolfsburg e Iserlohn não foram tão ruins assim, mas claramente o elenco envelhecido desses times pesou nessa temporada 2018-19. Para esses dois, e qualquer outro time, o relógio está correndo porque em 2020-21 o rebaixamento voltará a acontecer na DEL e tem apenas mais uma temporada para se ajustar a isso.
O próximo grupo em foco é composto por Pinguins Bremerhaven, Straubing Tigers, Eisbären Berlin e Thomas Sabo Ice Tigers. Os Pinguins vão novamente a pós-temporada mantendo seu recorde perfeito na DEL, três aparições em playoffs em três temporadas disputadas na elite alemã. O Straubing Tigers evoluiu nessa temporada, ficou brigando no bloco intermediário em busca de uma vaga direta nas quartas de final por muito tempo, mas faltou gás para tal, porém seu salto de penúltimo para o oitavo lugar mostra o quanto sua evolução foi grande.
Tanto Eisbären Berlin quanto Thomas Sabo Ice Tigers tiveram uma queda vertiginosa das últimas temporadas para essa. O time de Berlin vinha numa crescente e despencou tabela abaixo em 2018-19 acabando a temporada em nono lugar. Já os Ice Tigers foram piores ainda, depois e disputar o título com o Red Bull München em 2018, chegou a 2019 ameaçado de não conseguir nem vaga para a primeira fase de playoff, mas nos últimos meses conseguiu se reajustar e aproveitar a falta de força do Krefeld Pinguine para terminar em décimo lugar.
Adler Manheim, EHC Red Bull München, Augsburger Panther, Kölner Haie, ERC Ingolstadt e Düsseldorfer EG são os seis classificados para as quartas de final da DEL. Após alguns anos com o time da Red Bull dominando a ponta da tabela, o Adler Manheim termina a temporada regular com a melhor campanha. A tradicionalíssima equipe de Manheim perdeu apenas 15 vezes na temporada regular, sendo 7 na prorrogação ou shootout, isso permitiu uma boa folga em relação ao segundo lugar. 
O Adler Mannheim terminou a temporada regular com a melhor campanha (Foto: dpa/Uwe Anspach)

Dessa vez o Red Bull München ficou com a cabeça na Europa por algum tempo, se poupou na DEL, mas quando foi necessário conseguiu engrenar grandes vitórias e saltar posições para terminar no segundo lugar. A luta pelo tetra do time de Munique continua muito viva e não será surpresa se a temporada 2018-19 terminar como a 2017-18, 2016-17 e 2015-16.
Na temporada do jubileu de prata da DEL o Augusburger Panther conseguiu uma evolução muito grande. Após terminar 2017-18 em décimo primeiro, o time centenário saltou para o terceiro lugar vencendo um tríplice empate em 86 pontos por conta de uma vitória a mais no período regular de jogo. A busca pelo primeiro título nacional volta em 2019, quem sabe não é o ano de Augsburger?
Também com 86 pontos somados na temporada regular, o Kölner Haie também conseguiu uma evolução e terminou no quarto lugar por conta do seu saldo de gols. A força constante da cidade de Colônia continuou forte e ativa chegando a mais um playoff e com possibilidades um pouco melhores esse ano do que nos últimos.
O ERC Ingolstadt fecha o bloco dos 86 pontos ficando em quinto lugar, seu número de vitórias nos 60 minutos foi menor que o Panther e o saldo de gols inferior ao Haie. O quinto lugar nessa temporada representa uma queda de posição, porém houve um crescimento na pontuação de 2017-18 para 2018-19 para o ERC. As possibilidades não são as melhores, mas a sorte pode sorrir outra vez para Ingolstadt.
Fechando a lista dos times que vão para as quartas final temos o Düsseldorfer EG. O time de Düsseldorf passou a maior parte da temporada lutando pelo terceiro lugar, mas caiu na reta final e ficou em sexto lugar, mas comparado a última temporada que não conseguiu se classificar para a pós-temporada esse é um resultado bom. Correndo por fora, o Düsseldorfer sonha em sair da fila após 23 anos durante o jubileu de prata da DEL.
Assim foi a temporada regular da DEL, no dia 06/03 começa a disputa do playoff-runde, em série melhor de três jogos teremos Bremerhaven Pinguins vs Thomas Sabo Ice Tigers e Straubing Tigers vs Eisbären Berlin. Os vencedores dessas séries enfrentarão ou Adler Manhein, ou Red Bull München nas quartas de final.
Nas quartas de final já temos definidos Augsburger Panther vs Düsseldorfer EG e Kölner Haie vs ERC Ingolstadt. Esses quatro times vão se preparando para se encontrarem no dia 12/03 para abrir a próxima fase. 

A DEL chega aos 25 anos com muita história pela frente, a continuação da temporada 2018-19 terá times sonhando com o primeiro título, times querendo sair da fila e um time querendo manter seu domínio no hóquei alemão. Dos dez candidatos, apenas um poderá ser o deutche meister em 2019.

Um comentário:

  1. Quem disputou o título em 2018 com o Red Bull foi o Berlin e não o Nuremberg.

    ResponderExcluir