segunda-feira, 1 de abril de 2019

Falando Sobre DEL #10: Quatro Continuam no Páreo


As quartas de final da Deutche Eishockey Liga foram marcadas por duas séries com 7 jogos, uma série com 6 jogos e uma série onde um time escapou de ser varrido. Começamos com a série decida em 5 jogos onde houve ampla dominância de um dos times.
- Adler Mannheim vs Thomas Sabo Ice Tigers:
O melhor time da temporada regular começou aplicando uma goleada por 7 a 2 sobre o Thomas Sabo Ice Tigers, o Adler Mannheim abriu as quartas de final vencendo com facilidade dentro de casa. No jogo 2 da série o time favorito venceu oura vez: Thomas Sabo 2-4 Adler e uma varrida se desenhava. O jogo 3 foi novamente fácil para o time de Mannheim, 4 a 1 e um pé nas semifinais. No jogo 4 os Ice Tigers contou com uma atuação mágica de Niklas Treutle, o goleiro terminaria o jogo com 41 defesas, o ataque também achou o caminho do gol, mas foi um jogo onde a perspectiva de uma varrida ficou viva o tempo todo. No terceiro período o Thomas Sabo chegou a estar vencendo por 3 a 2, mas nos segundos finais Andrew Desjardin empatou o jogo, o time da casa não se abalou muito e na prorrogação Patrick Reimer fez o gol da vitória: Ice Tigers 4-3 Adler. Porém, a série terminou no jogo 5, o Adler Mannheim voltou a dominar o jogo e venceu por 7 a 4 fechando a série em 4-1.
O time favorito passou com facilidade, apenas não varreu porque no jogo 4 os Ice Tigers tiveram resiliência. Essa série confirmou duas coisas muito importantes: o Adler Mannheim é realmente uma força consolidada e o Thomas Sabo Ice Tigers perdeu muitas forças da última temporada para cá.

- Red Bull München vs Eisbären Berlin
A série que definiu o título da liga na temporada passada se repetiu, mas dessa vez muito mais cedo na temporada. O Eisbären Berlin começou dando trabalho ao segundo melhor time da temporada regular, o primeiro jogo foi estudado como uma partida de xadrez e apenas no terceiro período os times conseguiram marcar gols, foi o time de Berlin quem saiu na frente, mas no final das contas cada time marcou dois gols. Justin Shugg apareceu na prorrogação e deu a vitória ao Red Bull, 3 a 2 na prorrogação.
No segundo jogo, porém, o time de Berlin se impôs no placar marcando 4 gols, o München pressionou o quanto pôde, mas aquela noite Kevin Poulin saiu com o shutout, Eisbären 4-0 Red Bull e a série foi empatada em 1 a 1. No jogo 3 o München dominou a partida e venceu com facilidade por 4-1 se recolocando a frente na série. No jogo 4 o Red Bull voltou a dominar, mesmo em Berlin o München deslanchou e conseguiu uma vitória por 2-5, a série estava 3-1 para o Red Bull. O jogo 5 foi em Munique, mas dessa vez os Eisbären foram os dominadores do jogo, 0-3 com outro shutout de Kevin Poulin e a série voltaria a capital da Alemanha.
O primeiro período do Red Bull no jogo 5 foi incrível, o time visitante conseguiu marcar quatro vez se impondo no placar. O Berlin fez o que pôde, pressionou, marcou gols, mas caiu perdendo por 3 a 4 em casa, a recuperação na temporada regular levou a boas apresentações nos playoffs, mas no final das contas o Red Bull München continuava a ser mais forte.

Foto: Siegfried Kerpf


- Augsburger Panther vs Düsseldorfer EG
A abertura da série foi um completo sucesso para o Augsburger e um completo desastre para o Düsseldorfer, o Panther fez 7-1 com requintes de crueldade. Porém, numa série de jogos cada jogo é diferente um do outro, para o time de Düssledorf a página foi virada e no jogo 2  a imposição como time da casa foi importante para empatar a série: 4 a 1 na segunda partida e série igualda.  Após dois jogos onde um dos lados dominou completamente, o jogo 3 foi o primeiro verdadeiramente disputado da série, o Düsseldorfer  pulou na frente durante o primeiro período e com isso o Panther foi obrigado a batalhar por um empate ao menos, o que aconteceu no segundo período, porém, o time visitante marcou mais uma vez e segurou o adversário: Augsburger 3-4 Düsseldorfer, 1 a 2 na série.
De volta a Düsseldorf, o Panther fez seu trabalho e devolveu a derrota em casa vencendo por 1 a 2 o time do vale do Reno e empatando a série outra vez em uma partida aguerrida pelos dois lados.  No quinto jogo teve prorrogação, a partida começou com o Düsseldorfer saindo na frente, sofrendo o empate, mas marcando duas vezes abrindo 1-3 sobre o time da casa, mas o Augsburger conseguiu igualar o placar no terceiro período e Thomas Holzmann marcou logo no início da prorrogação. Augsburger 4-3 Düssledorfer no jogo 5. O jogo 6 terminou exatamente com o mesmo placar, teve roteiro muito parecido, porém o vencedor foi outro: o Düsseldorfer devolveu a virada na prorrogação vencendo por 4 a 3 também e levou a série para o jogo 7.
A série foi definida em um jogo nervoso, o Düsseldorfer EG marcou o primeiro gol, mas sofreu o empate poucos minutos depois. No início do terceiro período o Panther virou o jogo, Andrew Leblanc marcou o gol que colocou o time da casa a frente, o Düsseldorfer até tentou, mas aquele era o placar final do jogo. Augusburger Panther 2-1 Düsseldorfer EG, 4-3 na série e o Panther avançou as semifinais. O Düsseldorfer EG melhorou muito da última temporada para essa, mas ainda não era a hora de sonhar com o título que não vem há muito tempo. Já o Augsburger Panther dá um passo a frente e mesmo tendo uma semifinal difícil a vista, pode começar a pensar que esse pode sim ser o seu ano, finalmente.

- Kölner Haie 2-6 ERC Ingolstadt
O primeiro jogo foi em Colônia, o ERC Ingolstadt não se impressionou com isso e dominou o jogo vencendo por 2 a 6 “roubando” o mando logo na abertura da série. O Kölner Haie não quis deixar isso barato, mas encontrou dificuldades e mesmo conseguindo empatar nos minutos finais do terceiro período, acabou por perder na prorrogação, Thomas Greilinger foi o autor do gol da vitória do ERC no jogo 2 por 4-3. O jogo 3 também foi muito disputado, também definido no período extra, entretanto foi com uma boa atuação das linhas dos Haie que Ryan Jones conseguiu marcar o gol da vitória e garantir uma vitória importantíssima por 3 a 2.
Mais tensão, placar equilibrado e prorrogação no jogo 4, Jochen Reimer foi pressionado o tempo todo pelo ataque do Kölner, o goleiro de Ingolstadt terminou o jogo com incríveis 51 defesas. Cada time marcou dois gols nos 60 minutos mesmo que os Haie pressionassem o ERC com todas as forças que tinham, para piorar tudo pelo ponto de vista do time de Colônia, Brandon Mashinter conseguiu o gol vitorioso na prorrogação, ERC 3-2 Haie e 3-1 na série.
Na Lanxess Arena o Kölner Haie conseguiu se impor na partida 5, a vitória por 4 a 2 aliviou um pouco da pressão para o Kölner, porém o próximo jogo também valia a temporada para o time. A missão do ERC era vencer em casa o jogo 6 e fechar a série, mas os Haie tiveram uma noite inspirada de Felix Schütz, o atacante marcou 3 gols e deu uma assistência. O Ingolstad não conseguiu entender o que acontecia até que era tarde de mais, 2-5 e jogo 7 a vista.
Em 2014 Kölner Haie e ERC Ingolstadt se encontraram em um jogo 7 na Lanxess Arena com o título da DEL em jogo, dessa vez era uma vaga para a semifinal. Diferente de 2014, o Kölner saiu na frente com gol de Ryan Jones, o ERC empatou, mas Jones marcou seu segundo gol na partida. Frederik Tiffels fez 3 a 1 para os Haie, Michael Colins diminuiu, mas era tarde de mais. Kölner Haie 3-2 ERC Ingolstadt no jogo 7, 4-3 na série após estar perdendo por 1-3, um dos grandes campeões alemães avançou as semifinais.

As semifinais da DEL na temporada 2018-19 serão Adler Mannheim vs Kölner Haie e Red Bull München vs Augsburger Panther. De um lado Mannheim e Kölner, duas casas multi campeãs do hóquei Alemão disputando para ver quem chega a mais uma final. Na outra semifinal, a nova potência local disputando para continuar sua sequência de títulos contra o Augsburger, uma casa tradicionalíssima que tenta alcançar seu primeiro título.


Nenhum comentário:

Postar um comentário