segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Fim das ligas "fechadas" na Suécia



Uma antiga briga de bastidores dos times menores na Suécia finalmente fez teve um resultado. A federeção Sueca de hóquei anunciou que na temporada de 2019/2020 haverá uma mudança no sistema de promoção e rebaixamento na SHL (Primeira Divisão), HockeyAllsvenskan (Segunda Divisão) e na HockeyEttan ( Terceira Divisão)

A principal mudança está que as ligas estarão ligadas diretamente logo a o campeão da HockeyAllsvenskan e da HockeyEttan estarão automaticamente promovidos para divisão superior. No sistema atual haveria um playoff de melhor 7 com os 2 últimos colocados da liga superior que poderia resultar em uma temporada sem acesso nenhum e com a grande e crescente diferença fiananceira entre as ligas estava se tornando o caso. 

O dinheiro da televisão que cada equipe recebe na SHL é 10 vezes maior do que na HockeyAllsvenskan contra nenhum verba televisiva na Hockeyettan. Os times da liga principal foram voto vencido e a federação interviu para evitar um caos entre as equipes resta ver se a mudança irá beneficiar o hóquei sueco no longo prazo.

Para alguns especialistas a mudança é interessante pela competitividade gerada pelo novo formato, para outros donos times de vão fazer de tudo para chegar na SHL e colocar a mão no contrado televisivo mais lucrativo e trazer mais jogadores estrangeiros ao invés de dar oportunidades para jovens jogadores suecos no longo prazo já que não existe limite de estrangeiros nas ligas da Suécia. 

O assunto é polemico e ainda vai ser muito discutido é só futuro dirá se foi a decisão correta....

Flávio Fernandes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário