sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Conhecendo a DEL parte 1: História, erros e acertos


 A Deutche Eishockey Liga é hoje a organização que ocupa o topo do hóquei no gelo de clubes na Alemanha. O país foi um dos primeiros a ter um rinque de gelo no mundo, de fato foi na Alemanha onde inventaram o primeiro sistema de resfriamento artificial do gelo. Com essas condições tão favoráveis o hóquei no gelo chegou ao país ainda no século XIX e já no início do século XX as primeiras organizações nacionais do esporte surgiram no país.
O primeiro campeonato nacional foi disputado em 1912 e vencido pelo Berliner Schlittschuhclub. Esse primeiro formato perdurou até 1948 com a separação da Alemanha em Oriental e Ocidental, a partir daí foram criadas as duas Oberligas. A Oberliga da Alemanha Oriental perdurou até a incorporação do país a Alemanha Ocidental em 1990, já a versão Ocidental foi o campeonato principal do país até 1958. Em 1958 foi criada a Eishockey Bundesliga e a Oberliga virou a segunda divisão do hóquei no gelo, depois em 1973 o torneio virou a terceira divisão e continua a ter essa função até hoje.
A Bundesliga foi a principal divisão do hóquei no gelo alemão ocidental entre 1973 e 1994, mas muitos problemas por conta de irresponsabilidades e fraudes fiscais fizeram com que os clubes tomassem outro caminho nos anos 90. O governo estava mais rígido após a fusão da Alemanha Oriental e Ocidental, o lado Oriental estava quebrado financeiramente e o governo da Alemanha precisava de dinheiro em caixa. Os clubes decidiram tomar as rédeas e criar uma liga sem envolvimento da Federação de Hóquei no Gelo, com isso foi fundada a Deutsche Eishockey Liga, a DEL.
A diferença da DEL para as ligas anteriores é que primeiramente os clubes deixavam de ser simples clubes para virarem franquias, com isso muitos dos times mudaram seus nomes e identidades. A segunda grande diferença é que as já rígidas políticas fiscais e financeiras passaram a ser muito mais aplicadas com maior fiscalização, além de méritos esportivos os times precisam também de saúde financeira e estar em dia com seus débitos fiscais para serem credenciados a jogarem a DEL. A terceira exigência é ter uma arena compatível com os padrões exigidos pela liga. O quarto item obrigatório é ter um programa de formação de jogadores, o que é fundamental para o fomento do esporte no país. A última exigência é a compra da licença, hoje seu valor é algo em torno de 800 mil euros.
Os erros da DEL
Mesmo com todo rigor, muitos times passaram pela liga e nunca voltaram, alguns por questões esportivas apenas, mas alguns por problemas fiscais e financeiros. De fato, logo na fundação o primeiro problema na área financeira aconteceu com o Mad Dogs München, o time quebrou durante a primeira temporada em 1994-95. Isso levou a um escândalo porque o presidente da liga, Franz Hofherr, aprovou a entrada do Mad Dogs mesmo com óbvia situação desesperadora financeiramente, Hofherr era ex presidente do Mad Dogs. E para piorar a situação, Hofherr havia declinado a entrada do EC Hedos München, o campeão da temporada 1993-94 da Bundesliga e com aparente saúde financeira.

O Hannover Scorpions foi campeão em 2010 e ainda assim teve que fechar as portas por problemas financeiros (FotoVia: Der Spiegel)

Durante seus 25 anos 32 times jogaram a DEL, atualmente 14 deles fazem parte da liga. Os outros 18 ou sofreram rebaixamento, ou realocações, ou tiveram que encerrar atividades, ou perderam credenciamento, ou venderam suas licenças antes de algo pior acontecer. Esse último foi o caso de Landshut Cannibals e Starbulls Rosenheim, Landshut vendeu sua licença para o Munich Barons em 1999, o Barons foi realocado em 2002 e virou o Hamburg Freezers, que fechou as portas em 2016. Já o Starbulls Rosenheim vendeu sua licença para o Iserlohn Roosters em 2001.
Além desses times, outros três devem ser destacados: Munich Barons, Frankfurt Lions e Hannover Scorpions. Munich Barons chegou a DEL em 1999 e foi campeão de cara, mas em 2002 as contas apertaram e o grupo que era dono vendeu o time, que acabou indo para Hamburg. O Frankfurt Lions foi o primeiro time a subir da segunda divisão para a DEL, foi campeão em 2004 e faliu em 2010. Já o Hannover Scorpions, nome esse em homenagem a famosa banda de rock que surgiu na cidade de Hannover, conseguiu acesso a liga em 1997, o time alcançou o título em 2010 e perdeu sua licença em 2013.

Por conta de muitos problemas financeiros a DEL e a DEL2, a segunda divisão, decidiram fechar as portas para acesso direto a DEL em 2007. Desde então os times que alcançaram a liga de tier 1 foram por conta de um processo de substituição, a DEL decidiu operar sempre com 14 times e quando um time saía da liga, era substituído por outro após avaliação esportiva, técnica e financeira. Desde 2012 as ligas vêm conversando para reabrir essa porta, problemas com as arenas e financeiros foram alegados em 2012 e 2015, mas em 2018 a história mudou e a partir de 2020-21 o rebaixamento e promoção de forma direta acontecerão nas divisões de elite da Alemanha após 15 anos.

Os acertos da DEL
A DEL chega aos 25 anos com 14 times, sucesso financeiro e perspectivas de continuar a crescer. Em questões financeiras, a DEL é a segunda maior liga esportiva da Alemanha em lucro perdendo apenas para a Bundesliga do futebol, atualmente o hóquei no gelo disputa também esse segundo lugar como esporte mais popular na Alemanha com outros esportes como golfe, automobilismo, handebol e basquetebol.
O contrato que a liga assinou com a Telekom, a maior companhia de telecomunicações da União Europeia, permitiu que mais dinheiro entrasse no caixa dos times. Ao mesmo tempo as equipes enfrentam um novo desafio que outras ligas já passaram: atrair o público para as arenas mesmo com todos os jogos sendo transmitidos, o público médio caiu na última temporada mesmo com os lucros aumentando.
Outro fator importante desde a criação da DEL é o fato de que o hóquei alemão precisava dar um salto internacional. Nessa década a seleção conseguiu um quarto lugar no mundial de 2010 e uma prata olímpica em 2018, são historicamente dois dos melhores resultados da Alemanha nos torneios internacionais maiores. A DEL veio para também formar jogadores e hoje é uma preocupação dos times como uma óbvia saída econômica.
Com mais dinheiro e um programa melhor de formação de jogadores, os times alemães têm conseguido melhores resultados nos torneios continentais. Na Champions Hockey League eles têm figurado nos playoffs mais frequentemente e na atual temporada, 2018-19, um deles já está entre os quatro melhores. O crescimento do hóquei alemão talvez não seja tão rápido quanto muita gente gostaria, mas os resultados vão aparecendo.

Foto: Christof Koepsel/Bongarts/Getty Images
Nota: Essa foi a primeira parte da introdução a DEL, a segunda parte falará um pouco de cada time e terá algumas curiosidades sobre a liga e o hóquei na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário