quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Conhecendo a DEL parte 2: Sobre os times e curiosidades


Vamos a segunda parte da nossa introdução a Deutsche Eishockey Liga, a DEL. Caso não tenha lido, eu recomendo ler o texto anterior: Conhecendoa DEL parte 1: História, erros e acertos.
Para continuar, vamos falar dos times que atualmente estão na liga:

Os times
A DEL atualmente opera com 14 equipes espalhadas pela Alemanha, cada uma com diferentes origens e histórias. Dos 14 times atuais, apenas 6 disputaram todas as temporadas da DEL: Eisbären Berlin, Thomas Sabo Ice Tigers, Adler Mannheim, Kölner Haie, Augsburger Panther e Krefeld Pinguine. 


  • ·         O maior campeão da DEL é o Eisbären Berlin com 7 conquistas. O time de Berlin é o único representante da antiga Alemanha Oriental hoje na elite do hóquei alemão, nascido como Dynamo Berlin, o time virou Eisbären Berlin em 1992 para assumir uma nova identidade. Mesmo com o nome diferente, sua torcida é conhecida por se lembrar das origens em seus cantos, especialmente quando em uníssono todos cantam Ost Berlin, ou seja, Berlin Oriental.
  • ·         Mas para efeitos históricos, os times contam os títulos alemães desde os primeiros campeonatos, passando pela Oberliga da Alemanha Ocidental e a Bundesliga, além da DEL. O maior campeão alemão da história é o Berliner Schlittschuhclub com 20 títulos nacionais, atualmente a equipe disputa uma das Regionalliga, a quarta divisão do hóquei alemão.
  • ·         Um dos times que tem 8 títulos nacionais é o Düsseldorfer EG, fundado em 1935 atingiu o sucesso apenas nos anos 1960, foi sete vezes campeão da Bundesliga e uma vez campeão da DEL, em 1996.
  • ·          O outro time que tem 8 títulos é o Kölner Haie, time que foi fundado em 1972 e no final da década conseguiu seu primeiro título alemão, na DEL venceu em duas oportunidades: 1995 e 2002. A rivalidade entre Düsseldorfer e Kölner é conhecida como a rivalidade do Reno ou a batalha do Reno, nome dado porque as cidades de Düsseldorf e Colônia ficam a beira do rio Reno.
  • ·         Outro gigante notável do hóquei alemão é o Adler Mannheim, fundado em 1938 como Mannheimer ERC foi campeão da Bundesliga em 1980. Na era DEL a sorte mudou e o Adler Mannheim conseguiu vencer o campeonato 6 vezes, tendo um total de 7 títulos alemães, sendo seu último título conquistado em 2015.
  • ·         Três vezes campeão alemão é o EHC Red Bull München, campeão da DEL em 2016, 2017 e 2018. Nascido em 1998, chegou a quarta divisão em 2000, a terceira em 2003, a segunda em 2005 e finalmente a DEL em 2010, o time conseguiu um patrocínio da Red Bull em 2012, mas em 2013 a multinacional comprou a equipe e é sua proprietária até hoje.
  • ·         Outro notável time na história do hóquei alemão é o Krefeld Pinguine. Fundado em 1936, conquistou um título ainda na época da Oberliga da Alemanha Ocidental em 1952, voltaria a ser campeão apenas 51 anos depois quando venceu a DEL em 2003, sendo uma das grandes zebras da história da DEL. O Krefeld Pinguine tem duas grandes rivalidades na DEL atualmente: uma delas é o Straßenbahnderby, o derby do bonde, a rivalidade entre Krefeld Pinguine e Düsseldorfer EG, os times são de cidades literalmente vizinhas e o nome da rivalidade vem da época em que os times surgiram e o principal meio de ligação entre Düsseldorf e Krefeld era através dos bondes. A outra rivalidade do time é com o Kölner Haie, eles decidiram o título da Bundesliga em 1977 e depois da DEL em 2003, além disso estão dentro também da mesma região metropolitana, assim como o Düsseldorfer EG, e o confronto entre os times é chamado também de a batalha do Reno, ou a outra batalha do Reno.
  • ·         O time que completa a lista dos que já foram ao menos uma vez campeão é o ERC Ingolstadt. Fundado em 1964, conseguiu seu único título em 2014 após terminar a temporada regular em nono lugar, passar pelo wildcard e terminar o campeonato vencendo o Kölner Haie em 7 jogos.
  • ·         Se 7 times tem títulos, os outros 7 nunca foram campeões, ao menos não de uma liga tier 1. O Ausgburger Panther é o mais velho deles, na realidade o mais velho de toda Alemanha, fundado em 1878 seu melhor resultado foi o vice-campeonato em 2010.
  • ·         Outra equipe centenária notável é o Schwenninger Wild Wings, fundado em 1904 também nunca passou das quartas de final em qualquer liga. Sua história é de subidas e descidas, após passar muito tempo fora da primeira divisão voltou a DEL em 2013-14 após a saída do Hannover Scorpions. O Wild Wings tem uma rivalidade regional histórica com o Adler Mannhein.
  • ·         Fundado em 1943, o Straubing Tigers teve como melhor participação na DEL ou qualquer campeonato alemão as semifinais em 2012. Sua história na DEL começa em 2006-07, sendo o último time a ter sido promovido por méritos esportivos apenas, desde então está na liga e oscila entre posições intermediárias e inferiores.
  • ·         O Iserlohn Roosters nasceu em 1959 como EC Deilinghofen, passou por várias refundações por problemas de identidade, financeiros e localizações. Em 1986, como ECD Iserlohn atingiu seu melhor resultando chegando as semifinais da Bundesliga, depois de muitos outros problemas finalmente atingiu a DEL em 2001. O Iserlohn Roosters não teve grandes desempenhos na DEL, sua melhor campanha terminou nas quartas de final em 2008.
  • ·         Fundado em 1964 o Grizzlys Wolfsburg foi três vezes vice-campeão da DEL. Nascido como SEC Wolfsburg, passou por diversas administrações e nomes até que em 2015 virou Grizzlys Wolfsburg. Sua história é de altos e baixos, mas quando retornou a DEL em 2007 o viés de alta levou o time onde nunca havia ido antes, faltando agora o título apenas.
  • ·         Bremerhaven Fischtown Pinguins: o time foi fundado em 1975, nos anos 1980 chegou a terceira divisão, mas apenas em 2002 chegou a DEL2. O Fischtown Pinguins venceu a DEL2 em 2014, em 2016 foi chamado para entrar na DEL após a saída do Hamburg Freezers. Até agora o time jogou duas temporadas na liga de elite da Alemanha e em ambas chegou as quartas de final.
  • ·         O caçula da liga é o Thomas Sabo Ice Tigers, fundado em 1980 como o EHC Nürnberg 1980 e.V. por parte de membros do antigo SG Nürnberg após a falência desse time. Em 1994 foi um dos fundadores da DEL por conta de sua estabilidade financeira, no ano seguinte mudou seu nome e marca para Nürnberg Ice Tigers, passou por dificuldades financeiras e conseguiu um grande patrocínio, que largou o time em 2009. A liga interviu no time antes de uma falência e um grupo de investidores comprou a equipe, o grupo Thomas Sabo, famoso por sua rede de joalherias na Europa, colocou seu nome e desde então ele é o Thomas Sabo Ice Tigers. Sua melhor campanha foi o vice-campeonato em 2007, mas desde que o grupo Thomas Sabo comprou o time a meta de ser campeão parece sempre estar perto, mas nunca chega.
  • ·         Além dos 14 times atuais, esses times também já disputaram ao menos uma temporada da liga: BSC Preussen Berlin, Frankfurt Lions, Füsche Duisburg, Lausitzer Füsche, Hamburg Freezers, EC Hannover, Hanover Scorpions, Kassel Huskies, Kaufbeuer Adler, EV Landshut, Moskitos Essen, Munich Barons, EC Ratingen, Revierlöwen Oberhausen, Starbulls Rosenheim, SC Riessersse e Wölfe Freiburg.

Curiosidades sobre a DEL e o hóquei alemão
  • ·         A maior arena da DEL é a Lanxess Arena em Colônia. A casa do Kölner Haie tem 18 mil e 500 assentos mais alguns lugares para se ver em pé. A Lanxess Arena é a maior arena de hóquei no gelo fora da América do Norte e a décima oitava maior do mundo, em capacidade.
  • ·         O maior público em um jogo da DEL é de 51 mil 125 pessoas no Winter Game de 2015. O jogo entre Düsseldorfer EG e Kölner Haie foi disputado na ESPRIT Arena em Düsseldorf e até o presente momento (dezembro de 2018) é o segundo maior público em um jogo de hóquei de clubes disputado na Europa.
 
O Winter Game de 2015 disputado na ESPRIT Arena em Düsseldorf tem o recorde de público da liga (Foto: DPA)

  • ·         A maior goleada da DEL aconteceu no dia 24 de outubro de 1997, o Frankfurt Lions venceu o ESV Keufbeuren por 15-3.
  • ·         O maior pontuador da DEL é Daniel Kreutzer com 799 pontos, ele atuou entre 1996 e 2017 por Düsseldorfer EG, Revierlöwen Oberhausen e Kassel Huskies.
  • ·         Michael Wolf é o maior artilheiro da liga com 325 gols marcados, desde 2005 na DEL ele atualmente joga pelo Red Bull München.
  • ·         Dois times austríacos já foram campeões alemães: o Engelmann Wien em 1939 e o Wiener EG (antepassado do atual Vienna Capitals) em 1940, vale ressaltar que em 1938 a Áustria foi anexada politicamente à Alemanha por meio de um golpe militar.
  • ·         Em 1944 foram disputados dois campeonatos paralelos, um deles vencido pelo Berliner Schlittschuhclub e outro pelo Brandenburg Berlin, ambos são considerados campeões nacionais daquele ano.
  • ·         Em 1946 também foram disputados dois campeonatos nacionais, mas nenhum deles é reconhecido como oficial. Os campeões foram Berliner Schlittschuhclub e Krefelder EV (atual Krefeld Pinguine), mas esses títulos não são contabilizados pelos times ou a federação.
  • ·         A DDR-Oberliga, liga tier 1 da antiga Alemanha Oriental, teve apenas 3 campeões: SG Frankenhausen, Eissport/BSG Ostglas/ Chemie/ Dynamo Weißwasser (atualmente Lausitzer Füsche que disputa a DEL2), e o Dynamo Berlin (atualmente Eisbären Berlin).
  • ·         Ainda sobre a liga da Alemanha Oriental: entre 1949 e 1970 chegou a ter 12 times, mas a partir de 1970 virou um campeonato entre Dynamo Weißwasser e Dynamo Berlin até a incorporação e final da divisão alemã em 1990.
  • ·         O número 80 foi aposentado pela DEL em 2009 após a morte de Robert Müller. Müller era goleiro, foi campeão em 2003 pelo Krefeld Pinguine e 2007 pelo Alder Mannheim, ele faleceu em 21 de maio de 2009, pouco mais de um mês antes de completar 29 anos de idade, vítima de um câncer no cérebro.
  • ·         O recorde de shutouts por um goleiro na DEL é de Ian Gordon com 45. Ele atuou na DEL entre 2000 e 2013 por Schwenninger Wild Wings, Frankfurt Lions e ERC Ingolstadt.
  • ·         O goleiro com a menor média de gols nos 25 anos da DEL, tomando como base um número mínimo de 100 jogos disputados, é Dennis Endra com 1,5 gol sofrido por jogo. Endra joga de 2008 regularmente na liga, atualmente atua pelo Adler Mannheim.
  • ·         Mirko Lüdemann tem o recorde de partidas disputadas com 1197, ele atuou no Kölner Haie toda sua carreira e jogou na DEL de 1994 até 2013.
  • ·         O recorde de pontos em uma única temporada pertence a Robert Reichel que somou 101 pontos na temporada 1995-96. Reichel disputou 46 partidas naquela temporada terminando com uma média de 2,19 pontos por jogo.
  • ·         Também na temporada 1995-96 foram estabelecidos os recordes de gols e assistências em uma única temporada: Sergei Beresin marcou 49 gols pelo Kölner Haie e John Chabot deu 65 assistências pelo Preussen Devils.
  • ·         Jimmy Waite tem o recorde de shutouts em uma única temporada com 10. A marca foi estabelecida em 2003-04 atuando pelo ERC Ingolstadt
  • ·        A menor média de gols que um goleiro estabeleceu em uma única temporada é de 1,76 gol por partida. A marca foi estabelecida por Éric Fichaud em 2001-02 quando ele atuou pelo Krefeld Pinguine.
  • ·         O gol mais rápido da liga foi marcado por Andé Faust aos 5 segundos de jogo. Faust marcou o gol no dia 11 de setembro de 1998 jogando pelo Ausgburger Panther contra o Nürnberg Ice Tigers.
  • ·         Robert Vasiljevs detém o recorde de pontos em um jogo. No dia 15 de dezembro ele somou 8 pontos, 4 gols e 4 assistências, jogando pelo Frankfurt Lions.
  • ·         Peter Draisaitl estabeleceu a maior sequência de jogos seguidos marcando ao menos um ponto. Draisaitl pontou por 21 jogos seguidos na temporada 1994-95 jogando pelo Kölner Haie.
  • ·         A maior sequência de vitórias aconteceu entre 27 de novembro de 2001 e 18 de janeiro de 2002, nesse período o Adler Mannheim venceu 15 jogos consecutivos.
  • ·         Já a maior sequência de derrotas pertence ao Schwenninger Wild Wings, o time perdeu 18 partidas entre 3 de janeiro e 9 de março de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário