quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Guia do Iniciante no Hóquei Europeu



Atendendo a muitos pedidos o EHBR orgulhosamente apresenta o guia do iniciamente no Hóquei Europeu! com um Glóssário e informações importantes com tudo que o fã de hóquei que está começando a se apaixonar pelo esporte ou já é um fã na NHL e quer começar acompanhar o que acontece no velho continente!

As regras mudam!

O esporte do hóquei é praticado a mais de um século tanto na América do Norte quanto na Europa, mas a maioria das ligas Europa seguem a risca as regras da IIHF (Federação Internacional de Hóquei).

O rink de hóquei da IIHF é maior do que na NHL e não usa as chamadas "trap-zones" atrás do gol em que os goleiros não podem tocar no puck. 

As regras de segurança da IIHF também são muito mais estritas do que na NHL, então nenhum jogador do time pode jogador de nenhuma equipe pode jogar sem visor no capacete. Se o jogador perder o capacete durante uma jogada ele deve imediatamente se dirigir ao banco e pegar outro enquanto na NHL o mesmo pode ficar sim até o fim da jogada. O mesmo vale para um goleiro com um problema com uma mascara, se o conserto demorar muito o time pelas regras da IIHF é orbigado a colocar o backup para jogar enquanto o problema é resolvido.

Existe Salary Cap? 

Sim e não! No momento somente a KHL (Kontinental  Hockey League) liga baseada na Rússia com times em alguns outros paises e tida como a segunda melhor liga do mundo atrás apenas da NHL tem um salary cap de aproximadamente 18 milhões de dólares. A liga também é a única do continente que tem um sistema de trades similar a NHL com a diferença que além de jogadores pode se adicionar dinheiro nas trocas.

Não confunda a CHL!

No Canadá a CHL é a liga júnior de hóquei, mas na europa a CHL é Champions Hockey League onde os melhores times da Europa se enfrentam para decidir quem é o melhor time da Europa..Assim como no futebol a Europa tem seu segundo torneio mais importante que é a Continental Cup com os campeões dos paises com menos tradição no hóquei. Atualmente os times da KHL optam por não participar  da CHL por uma questão economica devido as grandes viagens envolvidas e ao grande poder financeiro já estabecido na liga.

Os salários são competitivos em relação a NHL?

Sim especialmente na KHL que pode oferecer salários similares a NHL e na NLA ( Liga da Suíça) e na DEL ( Liga da Alemanha) onde times tem poder financeiro para oferecer salários na casa de 1 milhão por temporada para seus jogadores. Equipes tradicionais nas ligas como SHL ( Liga da Suécia) , Liiga ( Liga da Finlandia) e na Liga da Republica Tcheca não tem o mesmo poder financeiro mais são extremamente importante no desenvolvimento de jogadores para o mundo inteiro. A SHL é reconhecida como a terceira melhor liga do mundo atrás da NHL e da KHL.

As ligas tem playoffs? Tem Rebaixamento como no Futebol?

Todas as ligas tem um sistema de playoffs especifico para definir o campeão. Quanto ao rebaixamento varia de liga para liga. Entre as principais se destacam a KHL e a Liiga que são ligas completamente fechadas e para se entrar tem que se comprar um espeaço semelhante a NHL e outras como a SHL e NLA tem um sistema especifico de promoção e rebaixamento com as divisões menores.

As vitórias valem 3 pontos!

Sim diferente da NHL, na Europa as vitórias no tempo regular valem 3 pontos para time vencendor. Em caso de overtime e se necessário ainda depois shootout cada equipe leva 1 ponto e o eventual vencedor leva 2 pontos.

Tem transmissão para o Brasil?

A ESPN transmitiu a última temporada da CHL nas suas fase finais, mas não está confirmado se farão mesmo nesta temporada. O World Championship que acontecerá na Eslováquia em 2019 terá transmissão no Sportv. Algumas ligas como a KHL e a SHL tem payperviews próprios mas as informações se encontram apenas nas linguas dos respectivos países. Para os aventureiros o live streaming pirata continuará sendo o canal oficial !

Flávio Fernandes


Um comentário: